Aguarde...

Benvindos Siga-nos

Gastronomia

Toda a região Algarvia apresenta uma gastronomia rica em tradição, cujas origens remontam aos tempos históricos da presença dos romanos e árabes.

A gastronomia Farense, aliando estas raízes históricas à sua localização ímpar assenta em ingredientes que refletem os sabores frescos do mar e os aromas agradáveis e fortes do campo. 

Como exemplo da importância da Ria Formosa e das atividades ligadas à pesca, temos o famoso arroz de lingueirão, choquinhos fritos ou carapaus alimados e para sobremesa nada melhor que os gulosos Dom Rodrigo ou um morgado de amêndoa.

Uma das principais iniciativas de promoção dos produtos da Ria Formosa é a Festa da Ria Formosa, organizada pela VIVMAR - Associação de Viveiristas e Mariscadores da Ria Formosa, e que ocorre entre final de julho e início de agosto. Aqui saboreia-se o melhor que a Ria e o mar nos oferecem desde as ostras ao lingueirão, berbigão, mexilhão, búzios, amêijoas, caranguejos, entre outros, são cozinhados de forma tradicional ou aliando as novas tendências gastronómicas. 

 Deixamos aqui uma lista de alguns pratos típicos e doces da região que poderá provar em restaurantes e festivais da região:

- Carapaus alimados
- Perna de carneiro no tacho
- Carne de porco com amêijoas
- Papas de milho, mais conhecida como Xarém
- Ervilhas com ovos à Algarvia
- Perdiz estufada
- Coelho frito
- Cozido de grão (jantarinho de grão)
- Lulas recheadas à Algarvia
- Polvo no forno com entrecosto
- Bifes de atum de tomatada
- Favas à moda do Algarve
- Canja com conquilhas
- Gaspacho de alho
- Conserva de cenouras à Algarvia

DOCES:

- “Queijinhos” de Figo e amêndoa
- Frutos/animais de massa de amêndoa
- Bolo mimoso
- Estrelas de figo e amêndoa
- Folares 
- Pudim de Laranja
- Dom Rodrigo

Consulte aqui o documento SABORES DA SERRA E MAR





Compartilhar titulo produto