Aguarde...

Benvindos Siga-nos

Geminação da U.F. de Faro e a U.F. de Madalena e Samaiões

O dia 9 de novembro de 2018, fica para a história da União das Freguesias de Faro (Sé e São Pedro) e da União das Freguesias de Madalena e Samaiões (Chaves), como a data da assinatura da 1ª geminação de ambas as freguesias.

Esta geminação é uma mais-valia para ambos os territórios uma vez que ambas as Freguesias pretendem dinamizar e desenvolver ações de intercâmbio na área cultural, desportiva, educativa, turística, económica e social, através da partilha de conhecimentos e experiências das duas comunidades, com vista ao bem comum, que traduz as vontades das populações tendo em vista o desenvolvimento de intercâmbios culturais e desportivos, com a finalidade de descobrir, conhecer e implementar projetos nas área das duas freguesias.

O fomento de intercâmbio no domínio social, educativo e turístico, também estão contemplados, de modo a divulgar a realidade patrimonial, social, identitária e turística de ambas as regiões. Com a presente geminação será ainda incrementado o intercâmbio no domínio da gestão das respetivas freguesias, visando conhecer os modelos aplicados, de modo a conhecer e explorar os pontos que cada uma das entidades julgue de interesse para bem servir a causa pública na sua freguesia.

Para além disso, a presente geminação é uma oportunidade interessante de partilhar cultura, conhecimento e até economia e seguramente vai servir para aproximar dois pontos distintos do país, mas ligados por uma das maiores estradas europeias, a mítica EN2, permitindo um intercâmbio de experiências, costumes, entre muitas outras áreas de interesse comum, numa relação de proximidade que se pretende que seja profícua e intensificada.

Esta geminação leva, por isso, em linha de conta:

- Os laços de amizade e cooperação existentes entre as duas Uniões de Freguesia e a comprovada vontade de ambas a partes colaborarem, solidariamente, para o bem-estar dos seus fregueses;

- A promoção e a valorização da EN2 como rota turística que une Chaves a Faro e o desenvolvimento de relações mútuas e intercâmbios nas vertentes sociais, económicas, desportivas e culturais;

- A promoção da história, da identidade e da tradição, como instrumentos de reforço da coesão social e territorial;

- O desejo de formalizar os instrumentos normais e procedimentos que permitam o intercâmbio efetivo de conhecimentos e experiências, em todos os setores de interesse comum entre a União das Freguesias de Faro (Sé e São Pedro) e a União das Freguesias de Madalena e Samaiões.

Geminação da U.F. de Faro e a U.F. de Madalena e Samaiões Administração 27/12/2018

Clique nas imagens para visualizar

Ver Todas