O busto, que foi elaborado pelo escultor Pedro Félix, ficará na praça Salgueiro Maia, em Faro, perto do Estádio de São Luís
A União das Freguesias de Faro vai erguer um busto a Salgueiro Maia. O descerramento acontecerá na madrugada do dia 25 de Abril, às 00h21, hora em que, em 1974, se ouviu a “Grândola Vila Morena”, uma das senhas da Revolução.
O busto, que foi elaborado pelo escultor Pedro Félix, ficará na praça Salgueiro Maia, em Faro, perto do Estádio de São Luís.
Para Bruno Lage, presidente da União das Freguesias de Faro, «é de inteira justiça homenagear Salgueiro Maia e perpetuar a sua memória neste busto uma vez que se tornou a personagem central da Revolução dos Cravos pela sua coragem, espírito de liderança, determinação e competência. Foi ele que comandou a coluna militar que saiu de Santarém e marchou sobre Lisboa, ocupando o Terreiro do Paço, no dia 25 de Abril de 1974».
O programa de comemorações dos 50 anos do 25 de Abril, da União das Freguesias de Faro, englobará outros momentos.
O primeiro será já esta terça-feira, 23 de Abril, a partir das 18h00, no Conservatório Regional Maria Campina, onde vai realizar uma cerimónia em que se pretende homenagear todos os autarcas das extintas freguesias da Sé e de São Pedro e da atual União das Freguesias de Faro, desde 1964.
Por fim, na tarde do dia 25, a União das Freguesias vai promover, no Pavilhão Desportivo da Penha, o seu já habitual torneio de minibasket “25 de Abril”, que contará com a presença de mais de duas centenas de atletas.
FONTE: SUL INFORMAÇÃO