+351 289 889 760 geral@uf-faro.pt

Autarquia

Geminações

geminação

O dia 9 de novembro de 2018 e o dia 23 de novembro de 2019, ficam para a história da União das Freguesias de Faro (Sé e São Pedro) como as datas onde foram formalmente assinados os primeiros Protocolos de Geminação desta União de Freguesias com, respetivamente, a União das Freguesias de Madalena e Samaiões (Chaves) e a Junta de Freguesia da Sertã.

Estas duas geminações pretendem dinamizar e desenvolver ações de intercâmbio na área cultural, desportiva, educativa, turística, económica e social, através da partilha de conhecimentos e experiências das comunidades envolvidas de modo a divulgar a realidade patrimonial, social, identitária e turística dos territórios geminados, permitindo um intercâmbio de experiências, costumes, entre muitas outras áreas de interesse comum, numa relação de proximidade que se pretende que seja profícua e intensificada, tendo em vista a criação de sinergias, ganhos de escala e partilha de esforços na concretização de projetos e parcerias.

Para além disso, estas geminações pretendem dar especial destaque na promoção e na valorização da Estrada Nacional 2 (EN2), como rota turística, identitária e cultural. A EN2 é uma “mítica” estrada portuguesa construída em 1945 e uma das maiores estradas mundiais, com 738,5 km (Chaves – km 0, Sertã – km 345 e Faro – Km 738,5) que atravessa Portugal Continental de Norte a Sul.

geminação

No dia 17 de novembro de 2023, a União das Freguesias de Faro celebrou a sua terceira Geminação, desta feita com a União das Freguesias de Glória e Vera Cruz (concelho de Aveiro).

Esta geminação vai incidir, com maior prioridade, na promoção e na valorização da Ria de Aveiro e da Ria Formosa, no desenvolvimento de relações mútuas e intercâmbios nas vertentes sociais, económicas, desportivas e culturais, bem como na promoção da história, da identidade e da tradição, como instrumentos de reforço da coesão social e territorial.

De realçar que ambas as cidades são capitais de distrito, ambas têm uma convivência muito próxima com as suas rias e para além disso ambas têm uma universidade onde a comunidade académica tem uma forte influência na dinâmica, na economia e na cultura das nossas freguesias.

Com esta geminação será ainda incrementado o intercâmbio de conhecimentos e experiências de trabalho junto da comunidade, visando conhecer os modelos aplicados em cada freguesia, de modo a conhecer e explorar os pontos que cada uma das entidades julgue de interesse para melhor servir a causa pública.