
Um busto em bronze de Bartolomeu Dias, navegador que dobrou o Cabo das Tormentas, foi inaugurado esta sexta-feira, 20 de Dezembro, junto à Doca de Faro e à Capitania.
Segundo a União de Freguesias de Faro, que encomendou o busto, apesar de haver discussão sobre o local exato do seu nascimento, «há fortes indícios que sugerem que Bartolomeu Dias nasceu em Faro, em 1450».
Este busto em bronze foi elaborado pelo jovem escultor farense João Franck e tem 75 centímetros de altura por 70 centímetros de largura, sendo o pedestal constituído por pedra moleanos.
Durante a cerimónia, Bruno Lage, presidente da União das Freguesias de Faro, sublinhou a importância deste momento.
«Ao honrarmos Bartolomeu Dias, celebramos não apenas a sua história, mas também o contributo de Faro para o património nacional. Este busto será um marco que inspira futuras gerações a valorizar a nossa identidade, a nossa memória e os feitos dos nossos antepassados. Por outo lado, estamos a valorizar a cidade com apontamentos artísticos identitários e históricos e estamos a promover e a apostar, ao mesmo tempo, em talentos farenses, mostrando que Faro é uma cidade com capital artístico e criativo acentuado, que importa enaltecer».
FONTE: Sul Informação