
A tradição volta a sair à rua com música, marchas populares e petiscos no coração da cidade de Faro, com as Festas Populares de São Pedro.
A União das Freguesias de Faro volta a celebrar São Pedro com as suas tradicionais Festas Populares, que este ano decorrem de 26 a 29 de junho, no Largo do Carmo, em Faro.
Um local, mais amplo e funcional, recentemente intervencionando, vai garantir melhores condições para acolher o crescente número de visitantes e participantes, assegurando maior conforto, ordenamento e espaço para todos.
Para Bruno Lage, presidente da União das Freguesias de Faro, «estas são as festas da nossa freguesia e, por isso mesmo, temos vindo a apostar no seu crescimento e qualificação, fazendo deste o maior arraial de Santos Populares da cidade de Faro. É um orgulho ver 11 associações da freguesia a juntarem-se a esta celebração popular, contribuindo com o seu dinamismo, os seus petiscos e o seu espírito comunitário para o sucesso desta festa que para além da tradição é já uma referência no concelho».
De entrada livre, as Festas Populares de São Pedro recriam o espírito dos arraiais tradicionais, com sardinha assada, petiscos, música ao vivo e animação para todas as idades.
Os visitantes poderão ainda saborear as iguarias de 11 barraquinhas dinamizadas por instituições sem fins lucrativos da freguesia, contribuindo assim para causas solidárias da comunidade local.
À oferta gastronómica junta-se ainda a habitual presença das roulottes de farturas, pipocas, algodão doce e street food.
A animação arranca todos os dias a partir das 18h00 e prolonga-se até à meia-noite, com destaque para as marchas populares diárias, um espetáculo multimédia com duas sessões por noite, e um cartaz musical diversificado com artistas bem conhecidos do público.
Programa musical:
Quinta-feira, dia 26 de junho: atuação de Luís Francês;
Sexta-feira, dia 27 de junho: concerto de Rúben Filipe;
Sábado, dia 28 de junho (Véspera de São Pedro): missa solene às 18h00 na Igreja de São Pedro, seguida da atuação de Néstor com o grupo Tokisom no recinto da festa;
Domingo, dia 29 de junho (Dia de São Pedro): encerramento em festa com o espetáculo de Cristiano Martins
As Festas Populares de São Pedro são um momento alto no calendário da freguesia, promovendo o convívio, a identidade e a tradição, numa iniciativa que alia cultura popular, solidariedade e dinamização do espaço público.
A União das Freguesias de Faro «convida toda a população a juntar-se a esta celebração genuína e a viver quatro dias de festa, tradição e alegria».
FONTE: Barlavento