«Preservar as dunas não é apenas uma questão ambiental, mas também uma estratégia de adaptação às mudanças climáticas»
Placas de sensibilização nos três núcleos habitacionais da ilha da Culatra e na ilha Deserta, destacando a importância vital das dunas, um dos ecossistemas mais frágeis e essenciais do litoral, estão a ser colocadas esta semana, anunciou a União das Freguesias de Faro.
A instalação destas placas tem como objetivo «sensibilizar residentes e visitantes para a necessidade urgente de proteger este ecossistema».
«Preservar as dunas não é apenas uma questão ambiental, mas também uma estratégia de adaptação às mudanças climáticas, garantindo um futuro mais seguro para as populações costeiras», salienta a União de Freguesias, que promove a colocação das placas em parceria com a AMIC – Associação de Moradores da Ilha da Culatra, Associação da Ilha do Farol de Santa Maria e Associação de Moradores dos Hangares.
«As dunas desempenham um papel fundamental na proteção do território costeiro, atuando como barreiras naturais contra a erosão provocada pelo vento e pelas marés», salienta a União de Freguesias.
Além disso, «são reservatórios estratégicos de areia, capazes de alimentar as praias de forma natural, especialmente em períodos de tempestades e recuo costeiro.
Este processo é indispensável para a manutenção do equilíbrio entre terra e mar, um equilíbrio que as alterações climáticas estão a ameaçar gravemente», acrescenta.
Com o aumento do nível médio do mar e o incremento de fenómenos meteorológicos extremos, «as dunas tornam-se ainda mais fundamentais. Funcionam como uma linha de defesa natural, reduzindo o impacto da subida das águas e protegendo as comunidades e infraestruturas costeiras. Paralelamente, são habitats ricos em biodiversidade, abrigando espécies únicas de flora e fauna de grande importância», salienta a autarquia.
Bruno Lage, presidente da União das Freguesias de Faro, sublinha que, «a cuidar das dunas, estamos a cuidar do nosso território, das nossas praias e do nosso futuro. A preservação destes depósitos naturais de areia é uma responsabilidade de todos. Queremos apelar à consciência coletiva para que respeitem e valorizem este espaço único».
Esta iniciativa reflete o compromisso da União das Freguesias de Faro com a valorização do seu território e a proteção dos recursos naturais que sustentam a vida e o turismo na região. Juntos, podemos proteger este tesouro natural, essencial para a nossa costa e para as gerações futuras.
FONTE: Sul Informação