O poeta Luís Vaz de Camões celebra 500 anos e a União das Freguesias de Faro dinamiza um concerto em sua homenagem, a cargo do grupo Vox Angelis, onde serão interpretados alguns dos mais famosos sonetos do autor de «Os Lusíadas».
A União das Freguesias de Faro faz questão de assinalar os 500 anos do nascimento de Luís Vaz de Camões, poeta maior da Língua Portuguesa, autor de «Os Lusíadas» e de uma vasta obra lírica de referência mundial, com o concerto «CAMÕES: 5000 ANOS – História, Música e Poesia», no domingo, dia 3 de março, às 17h30, no Teatro Lethes.
Durante o espetáculo, a cargo do grupo Vox Angelis, será interpretado musicalmente, na versão de cantor, violoncelo e piano, alguns dos mais famosos sonetos de Camões, tais como «Alma minha gentil que te partiste» e «Amor é fogo que arde sem se ver», intercalando o mesmo concerto musical com um documentário inédito sobre a vida do poeta com projeção de quadros de pintores portugueses, tais como Columbano Bordalo Pinheiro e José Malhoa.
Com a duração de uma hora e meia, este espetáculo, inédito e original, «será uma viagem biográfica histórico-musical de uma das personagens mais importantes da nossa história e símbolo da Portugalidade», de acordo com a autarquia.
A entrada é gratuita, mas carece de inscrição, estando as inscrições limitadas à capacidade da sala. Assim, os interessados deverão efetuar a sua inscrição na União das Freguesias de Faro ou enviando um e-mail (eventos@uf-faro.pt) indicando o seu nome.
Este concerto de homenagem a Camões conta com o apoio da RTP, do Instituto Camões, do Turismo de Portugal, do Plano Nacional das Artes, da Direção-Geral do Património Cultural e da ACTA – A Companhia de Teatro do Algarve que cedeu o Teatro Lethes para que esta iniciativa fosse realizada.
FONTE: BARLAVENTO