+351 289 889 760 geral@uf-faro.pt
Projetos do Orçamento participativo a votação

A União das Freguesias de Faro (Sé e São Pedro) selecionou 9 das 19 propostas recebidas no âmbito da 3.ª edição do seu orçamento participativo.

Após análise das candidaturas e escolha das propostas elegíveis, pela comissão de acompanhamento, vai iniciar-se agora o período de votação, onde todos os cidadãos recenseados na União das Freguesias de Faro (Sé e São Pedro) estão convidados a escolher a sua opção preferida.

O período de votação inicia-se a 19 de agosto, e prolonga-se até ao dia 16 de setembro. Os fregueses poderão exercer o seu direito de voto, apenas uma vez, na sede da União das Freguesias de Faro e nas suas delegações (São Pedro e Culatra), nos dias úteis entre as 9h00 e as 17h30.

Poderão ainda votar na Feira do Doce Regional e Conventual, que se realiza até 25 de agosto no Jardim Manuel Bivar, entre as 18h00 e as 24h00 e no Mercado Municipal de Faro nos dias 31 de agosto, 13 e 14 de setembro entre as 10h00 e as 14h00.

Proposta 1 – Obras de beneficiação na Sala May Viana e Sacristia

Projeto que visa a concretização de obras de beneficiação em salas específicas da Igreja da Ordem Terceira de S. Francisco em Faro, monumento classificado como imóvel de interesse público. As referidas salas (Sala May Viana e Sacristia) apresentam diversas patologias graves que se pretendem resolver com estas obras de beneficiação.

Proponente
Fraternidade de Faro da Ordem Franciscana Secular

Proposta 2 – Arranjo, pintura e limpeza do talhão da Liga dos Combatentes

O talhão da Liga dos Combatentes, devido à sua antiguidade e exposição às intempéries, apresenta um estado de degradação que importa reabilitar para dignificar este espaço de quem tanto deu à Pátria.

Proponente
Núcleo de Faro da Liga dos Combatentes

Proposta 3 – WC públicos no núcleo da Culatra

Proposta para instalação de wc contentor no núcleo da Culatra, devidamente equipado e enquadrado nas obras de requalificação deste núcleo. Este equipamento será útil quer para moradores, quer para os turistas, sobretudo em datas de maior afluência como por o exemplo o Dia da Ilha e da Festa em Honra de N. Senhora dos Navegantes.

Proponente
Luís Augusto Morais Fontinha

Proposta 4 – “Isto vai ser uma aventura”

Iniciativa cultural que visa proporcionar experiências culturais a dois grupos específicos de cidadãos – público sénior e surdos mudos, através de Passeios Culturais, concertos de música clássica, contadores de histórias, sessões de poesia e workshops específicos. 

Proponente
Ginásio Clube de Faro

Proposta 5 – “Daqui, sente o que vês”

Iniciativa cultural que visa a criação de um percurso poético na cidade de Faro. Em cada ponto deste percurso poético estará disponível um QR Code para aceder ao respetivo áudio com poesia e música originais e criadas especificamente por poetas e compositores para cada local.

Proponente
Maria Adelaide Borges da Fonseca

Proposta 6 – Educar para a Cidadania: Ecopontos para mudar o mundo

Projeto de educação ambiental que visa sensibilizar crianças e jovens para a importância da recolha seletiva de resíduos através da instalação de mini-ecopontos na rede escolar do 1.º e 2.º ciclo e ações de sensibilização e esclarecimento.

Proponente
Teresa Alexandra Viegas Correia

Proposta 7 – Hoje a Rua é Nossa

Projeto que visa encerrar uma rua ao 1.º domingo de cada mês, durante a época da primavera-verão, para desenvolvimento de atividades culturais e/ ou desportivas, beneficiando as dinâmicas comunitárias de vizinhança.

Proponente
Gonçalo Maria Martins de Medeiros Serrano Santos

Proposta 8 – Tratamento e controlo da proliferação de pombos

Implementação de projeto piloto de pombal contraceptivo, uma estrutura simples onde será efetuada a substituição dos ovos naturais por outros de gesso ou plástico, com o objetivo de controlar a expansão da população de pombos.

Proponente
Carlos Eduardo de Deus Pereira

Proposta 9 – Proteção dos Gatos de Faro

Proposta que visa a colocação de abrigos próprios e tratamento veterinário nas colónias de felinos identificadas na Freguesia, beneficiando a higiene pública nestes locais, evitando a deambulação destes animais e a ocupação de casas devolutas.

Proponente
MAF – Movimento Pro Animal de Faro